segunda-feira, 29 de novembro de 2010

tumor do osso

Crescimento anormal de células dentro de um osso. Pode ser benigno ou maligno (canceroso).



Causas, incidência e fatores de risco:

A causa dos tumores ósseos é desconhecida. Eles podem aparecer em áreas de crescimento rápido. Outras teorias citam a hereditariedade, traumas e radiação como possíveis causas.

Os tumores ósseos podem ser benignos ou malignos. Os osteocondromas são os tumores ósseos benignos mais comuns e são mais freqüentes entre os 10 e 20 anos. Alguns tumores ósseos benignos têm regressão espontânea e não requerem tratamento. Estes tumores benignos são monitorados periodicamente por meio de raio X.

Os tumores ósseos malignos ocorrem como um tumor ósseo primário ou como metástase, câncer que se propaga de outra área do corpo. Tumores ósseos primários são raros (menos de 1% de todos os tumores malignos) e são mais comuns em homens jovens. Os tumores ósseos malignos incluem osteossarcomas, sarcomas de Ewing, fibrosarcomas e condrosarcomas. As lesões metásticas dos ossos normalmente são provenientes de câncer de mama, pulmão, próstata, rins e tireóide. Estas formas de câncer geralmente afetam pessoas idosas.

O câncer ósseo predominou em indivíduos que pintavam faces de relógios com rádio (para produzir mostradores que brilham no escuro), uma prática abandonada na metade do século. O pintor "molhava" a ponta do pincel com a língua (para produzir um trabalho fino) e absorvia minúsculas quantidades de rádio, que eram depositadas nos ossos e causavam câncer. A incidência de câncer ósseo também é maior em famílias com antecedentes de retinoblastoma. A incidência de câncer ósseo em crianças é de aproximadamente 5 casos em cada um milhão de crianças por ano. 



               


Fonte: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001230.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário