As causas das Lesões celulares variam da grande vilência física externa de um acidente de automóvel a causas endógenas, tais como mutaçães genéticas sutis causando a ausência de uma enzima vital que altera a função metabolica normal. A maioria dos estímulos nocivos pode ser agrupada nas categorias.
Ausência de Oxigênio. Hipóxia (deficiência de oxigênio),causando lesão celulares pela redução da respiração aerobica oxidativa e é vista como uma causa extremamente importante e comum de lesão e morte celular.
Agentes Fisicos. agentes físicos capazes de causar lesão incluiem o trauma mecãnico, temperaturas extremas(queimaduras ou frio intenso),mudanças bruscas na pressão atmosferica, radiação e choque elétrico.
Agentes Químicos e Drogas. substâncias químicas simples como a glicose ou o sal em concentraçães hipertônicas podem causar lesão celular diretamente ou pela alteração da homeostasia eletrolítica das células.
Agentes Infecciosos. variam de vírus submicroscópicos a grandes solitárias. entre eles estão riquétsias, bactérias, fungos eformas mais desenvolvidas de parasitas.
Reações Imunologicas. As reações imunologicas podem, de fato causar lesão celular. apesar de o sistema imunológico desempenhar uma função essencial na defesa contra agentes infecciosos, a reação anafilática a uma proteína estranha ou a uma droga é um exemplo importante,e as reações aos auto-antígenos são responsáveis por várias doençãs auto-imunes.
Distúrbios Genéticos. A lesão génetica resulta em um defeito tão grave como uma molformação congênita associada com a síndrome de Down,causada por uma anormalidadecromossômica, ou sutil a ponto de reduzir a vida dos eritrócitos devido à substituição de um único aminoácido na hemoglobina S, na anemia folciforme.
Desequilíbrios Nutricionais. Os desequilíbrios nutricionais continuam a ser principal causa de lesão celular, problemas nutricionais podem ser causados pela própria pessoa, como no caso da anorexia nervosa ou da desnutrição auto-induzida.
Fonte: Robbins
&
Cotran
Tradução da 7ª Edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário