sábado, 28 de agosto de 2010

Pigmentações patológicas

 O acúmulo anormal de pigmentos ou a sua diminuição também são indicativos de que a célula sofreu agressões. Uma pigmentação anormal é mais um sinal de perda da homeostase e da morfostase celular, portanto, é patológica.
A pigmentação patológica pode ser exógena, cujos pigmentos são de origem externa ao organismo, ou endógena, formada a partir de pigmentos naturais do corpo.



O espectro de cores das pigmentações patológicas geralmente abrange os tons retratados nesta figura, principalmente com relação aos pigmentos endógenos.




Vemos aqui alguns exemplos de pigmentos: em A e B, visualizamos pigmentos exógenos e em C e D, endógenos.



                    Fonte: http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartepig.htm

Calcificação

 A calcificação patológica constitui um processo mórbido de origem nas alterações metabólicas celulares. Essas alterações induzem a uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais heterotopicamente, ou seja, em locais onde não é comum a sua deposição. Em outras palavras, a calcificação patológica é assim definida por se localizar fora do tecido ósseo ou dental, em situações de alteração da homeostase e da morfostase.
O mecanismo das calcificações patológicas segue o mesmo princípio das calcificações normais, ou seja, sempre deve se formar um núcleo inicial, principalmente de hidroxiapatita, que no caso é heterotópico. Esse núcleo pode, por exemplo, iniciar-se nas mitocôndrias, sede celular dos depósitos normais de cálcio na célula, quando esta entra em contato com grandes concentrações desse íon no citosol ou no líquido extracelular.



sábado, 21 de agosto de 2010

Apoptose

A apoptose é a via de morte celular que é induzida por um programa intracelulara altamente regulado, no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu DNA nuclear e as proteínas citoplasmática.
 A membrana plasmática da célula permanece intacta, mas sua estrutura é alterada de forma que a célula apoptótica se torna um alvo primário da fagocitose.
A célula morta é eliminada rapidamente, antes que seu conteúdo possa extravasar e, dessa forma, esse tipo de morte celular não desencadeia uma reação inflamatória pelo hospedeiro.








                                             Referência: Bases Patológicas das Doenças
                                                            Robbins
                                                            & Cotran
                                                       Patologia 7º Edição.

Necrose

A necrose se refere ao espectro de alterações morfológicas que ocorrem após a morte celular em um tecido vivo resultando, em grande parte, da ação progressiva de enzimas nas células que sofreram um lesão letal (as células fixadas imediatamente estão mortas mas não necóticas). As células necróticas são incapazes de manter a integridade das membranas e seu conteúdo geralmente extravasa. Isso pode causar inflamação tecido adjacente.
A aparência morfológica da necrose  resulta da desnaturação das proteínas intracelulares e da digestão enzimática da célula.






                                                                 
                              
                                              Referência: Bases Patológicas  das Doenças
                                                        
                                                            Robbins 
                                                           & Cotran
                                                   Patologia  7º Edição
                                                        

sábado, 14 de agosto de 2010

Lesão Celular Reversível e Irreversível

Lesão celular Reversível: Ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológica, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.

Exemplo: O edema, cuja é um acúmulo de líquido nas células, tornado o local inchado, quente e vermelho. Após o tratamento específico esse local terá sua integridade restabelecida, ou seja tudo voltará ao normal.

Lesão celular Irreversível: Ocorre quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se depois de cessada a agressão, caminhando para a morte célular.

Exemplo: Necrose, é a morte do local, tecido, célula, sendo assim, não tem como reverter o processo.









                                        Fonte: www. pathology.com.br/metodos/mecanismos_lesão_celular.htm

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Causas das Lesões Celulares

As causas das Lesões celulares variam da grande vilência física externa de um acidente de automóvel a causas endógenas, tais como mutaçães genéticas sutis causando a ausência de uma enzima vital que altera a função metabolica normal. A maioria dos estímulos nocivos pode ser agrupada nas categorias.
Ausência de Oxigênio. Hipóxia (deficiência de oxigênio),causando lesão celulares pela redução da respiração aerobica oxidativa e é vista como uma causa extremamente importante e comum de lesão e morte celular.
Agentes Fisicos. agentes físicos capazes de causar lesão incluiem o trauma mecãnico, temperaturas extremas(queimaduras ou frio intenso),mudanças bruscas na pressão atmosferica, radiação e choque elétrico.
Agentes Químicos e Drogas. substâncias químicas simples como a glicose ou o sal em concentraçães  hipertônicas podem causar lesão celular diretamente ou pela alteração da homeostasia eletrolítica das células.
Agentes Infecciosos. variam de vírus submicroscópicos a grandes solitárias. entre eles estão riquétsias, bactérias, fungos eformas mais desenvolvidas de parasitas.
Reações Imunologicas. As reações imunologicas podem, de fato causar lesão celular. apesar de o sistema imunológico desempenhar uma função essencial na defesa contra agentes infecciosos, a reação anafilática a uma proteína  estranha ou a uma droga é um exemplo importante,e as  reações aos auto-antígenos são responsáveis por várias doençãs auto-imunes. 
Distúrbios Genéticos. A lesão génetica resulta em um defeito tão grave como uma molformação congênita associada com a síndrome de Down,causada por uma anormalidadecromossômica, ou sutil a ponto de reduzir a vida dos eritrócitos devido à substituição de um único aminoácido na hemoglobina S, na anemia folciforme.
Desequilíbrios Nutricionais. Os desequilíbrios nutricionais continuam a ser principal causa de lesão celular, problemas nutricionais podem ser causados pela própria pessoa, como no caso da anorexia nervosa ou da desnutrição auto-induzida.





                                                                 
                                                                         Fonte: Robbins
                                                                                     &
                                                                                  Cotran      
                                                               Tradução da 7ª Edição